33 - O que significa "Deus é Amor"?

Se Deus é o amor, não há criatura que não seja sustentada e envolvida por um infinito desejo de bem. Deus não só declara que é o amor, mas também o demonstra: «Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos.» (Jo 15,13) [218,221]

Nenhuma outra -> RELIGIÃO afirma o que diz o Cristianismo: «Deus é amor.» (Jo 4,8.16). A fé assenta nesta expressão, embora a experiência da dor e da maldade no mundo faça muitos duvidar de que Deus seja realmente amoroso. Já no -> ANTIGO TESTAMENTO Deus comunica ao Seu Povo, pela boca do profeta Isaías: «Visto que és precioso e honrado aos meus olhos e Eu te amei, assim por ti dei nações inteiras. Não temas, pois, porque Eu estou contigo.» (Is 4,3.5) . E fá-lo dizer: «Pode a mulher esquecer-se da criança que amamenta e não ter carinho pelo fruto das suas entranhas? Mas ainda que ela o esquecesse, Eu nunca te esquecerei.» (Is 49,15). Que o discurso do Amor Divino não consiste em palavras vazias demonstra-o Jesus na cruz, onde Ele entrega a Sua vida pelos Seus amigos.

O verdadeiro amor dói. Ele dói sempre. Amar uma pessoa custa mesmo; é doloroso abandoná-la e deseja-se morrer por ela. Quando as pessoas se casam, têm de deixar muitas coisas de lado para se poderem amar. A mãe que dá a vida a uma criança sofre muito. A palavra «amor» é tão mal entendida e abusa-se tanto dela. Beata Madre Teresa